Monday, July 02, 2007

Música e Literatura - Post IV (ou ainda sobre o sentido do mundo)

"So­bre a palavrosa salgalhada do artigo de jornal elevou-se em mim retrospectivamente uma gargalhada libertadora, e subita­mente, numa fracção de segundo, acorreu-me de novo à ideia a melodia esquecida daquela pianola, e ei-la que sobe dentro de mim como uma bolinha de sabão espelhada, reflectindo cinti­lante o mundo inteiro, pequena e colorida, para de novo suave­mente se desvanecer. Se era possível que esta pequena melodia celestial se alojasse secretamente na minha alma e um dia de no­vo desabrochasse em mim a sua flor maravilhosa de cores de encantar, poderia eu estar de todo perdido? Mesmo sendo um ani­mal desgarrado, incapaz de compreender o mundo em seu re­dor, mesmo assim, a minha vida absurda tinha um sentido, algo em mim respondia, era como que um receptor de apelos de mundos longínquos e elevados;"
retirado de O Lobo das Estepes, Hermann Hesse