Shostakovich
Há quem afirme que a verdadeira música é a de câmara. Por detrás desta afirmação está, habitualmente, a ideia de que na ausência do constrangimento da aparição para o grande público, o compositor encontra-se mais livre para expressar as suas ideias musicais. Tendo a concordar com isto, mas não me parece que seja sempre esse o caso. Basta recordar que durante o período clássico muitas das obras escritas para conjuntos instrumentais reduzidos ou instrumentos solo destinavam-se à prática de músicos amadores.
A censura de Staline torna, contudo, o caso de Shostakovich bastante mais óbvio. Fazendo com que não só a sua música de câmara, mas também todo o seu período de criação após a morte do ditador sejam particularmente relevantes.
De entre a música de câmara destaco os seus quartetos, todos, sem excepção. Ao ouvi-los parece por vezes que estamos dentro de um filme de terror, mas talvez fosse esta a sensação que o compositor experimentava...
No fonógrafo digital alguns excertos do quarteto número 8.
Quartet No. 8 In C Minor Op. 110
1. Largo - attacca
2. Allegro molto - attacca
3. Allegretto - attacca
4. Largo - attacca
5. Largo
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