Wednesday, May 23, 2007

Walter - Eroica

Depois de ouvir a última gravação da quinta sinfonia por Bruno Walter, decidi regressar a Beethoven. Comprei os CD’s visíveis uns posts abaixo e iniciei a sua audição com a 3ª sinfonia, a ‘Eroica’.

Ao início,uma pequena desilusão: Walter começa lento, pesado, o que contraria um pouco o espírito do 1ª andamento e mesmo de toda a sinfonia. Ao fazer esta opção Walter ganha as vozes “escondidas”, ouve-se o que até então pemanecia camuflado. Mas corre porém um risco, para mim, muito elevado: tornar-se “pastelão”, arrastado. O maestro alemão dá contudo a volta por cima. No lugar da brutalidade ou da velocidade, aparece um soberbo controle das dinâmicas, dos crescendos, da leitura melódica das frases, dos contrastes, das pequenas surpresas, que ganham assim de volta o “nervo”, a força do Herói que inicia a sua viagem, que morre, renasce e traz consigo a esperança.

Continuo a preferir Abbado em Santa Cecília, mas recomendo vivamente Walter.

P.S. Contrabaixos e violoncelos espantosos na marcha fúnebre e em geral ao longo de toda a sinfonia. A primeira trompa, pelo controle e execução melódica merece também destaque.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home