Thursday, February 09, 2006
Wednesday, February 08, 2006
Mozart 250 anos - Requiem
Por restrições de tempo, infelizmente não foi possível dar grande atenção à celebração dos 250 anos do nascimento de Mozart, pelo que apesar do atraso, fica agora o post.
Não foi fácil escolher um tema e acabo também eu por vos vir falar do incontornável Requiem, desta vez não para discorrer sobre a obra mas para apresentar uma sugestão de escuta pouco habitual. Este CD tem dois grandes atractivos. Para além do registo habitual da versão acabada de Süssmayr*, Christoph Spering grava também a versão autografada, isto é, aquela que foi efectivamente escrita por Mozart, sem uma nota a mais ou a menos.
O segundo atractivo é todavia o mais interessante. A última faixa do álbum consiste nos breves segundos que o compositor nos deixou escrito de uma fuga sobre o Ámen que concluiria o Lacrimosa. A súbita interrupção da música confunde-se com a interrupção da vida de Mozart, causando estranhamente uma sensação que nenhuma composição poderia igualar…
No fonógrafo digital, a íntegra da fuga inacabada.
* Mozart faleceu antes de poder acabar a composição do Requiem, cuja conclusão ficou a cargo de Süssmayr, um pupilo do compositor.