Monday, December 24, 2007

Natal Bachiano



Para saborearmos o mistério da Encarnação - deste Deus que se faz perto de nós, que anseia por nós homens, que assume a nossa natureza humana dando-lhe o máximo de dignidade possível - deixo aqui um excerto da Oratória de Natal de Bach.
Feliz Natal para todos!

Saturday, December 22, 2007

The Messiah


Na noite passada, estive na Igreja da Lapa no Porto para escutar a grande obra de Händel: «The Messiah», HWV 56.
The Messiah foi encomendada pelo Duque de Devonshire, para fazer um concerto de beneficência a favor dos presos e dos pobres de Dublin. Por isso, Händel teve de a compor em apenas vinte e quatro dias.

Conta-se que, ao terminar esta obra, Händel terá dito: «Acredito ter visto o céu aberto e o próprio Deus diante de mim». De facto, o libreto, da autoria de Jennens, é uma compilação de vários textos bíblicos, divididos em três partes distintas: na primeira parte, sublinha-se mais a profecia do Messias que há-de vir e da sua Encarnação no mistério do Natal; a segunda parte trata-se da Paixão e da Ressurreição de Jesus Cristo; terminando no Triunfo, com textos do Apocalipse.

The Messiah estreou a 13 de Abril de 1742, no Music Hall de Dublin, com enorme êxito. No dia seguinte, o popular Dublin Journal terá escrito acerca da obra: «o sublime, o grandioso e comovente deram-se as mãos para arrebatar o coração e o ouvido».

A tradição diz que, ao ouvir-se o coral «Hallelujah», todo o público se levantou juntamente com o rei. Ontem, na Igreja da Lapa no Porto, a tradição manteve-se.

Deixo alguns links com mais informações sobre esta obra emblemática.
(ouvir)

(Aleluia)

Wednesday, December 19, 2007

Natal - «Deus no meio de nós»


Olivier Messiaen (1908-1992)compôs a obra «Dieu parmi nous» em 1935, com influência dos compositores impressionistas franceses. É um tema que tem tudo que ver com o Natal, a encarnação deste Deus que se faz próximo do Homem assumindo a natureza humana.

{Ouvir}

Tuesday, December 18, 2007

Alfred Brendel anuncia o seu último concerto


Li hoje no Público que o último concerto de Brendel será em 2008. O homem que deu a melhor definição da música de Mozart que já alguma vez ouvi: «Mozart é muito fácil para as crianças, e muito difícil para os artistas».
Este grande pianista do nosso tempo é mais conhecido pelas suas interpretações de Schubert, Beethoven e Mozart, mas gostaria de partilhar um pouco do "seu" Liszt.

Ouvir

Thursday, December 13, 2007

«Es ist ein Ros entsprungen»


Um poema onde saboreamos a beleza do mistério da encarnação; uma música que nos prepara para o Natal.

É o brotar de uma Rosa pequena

«É o brotar de uma rosa pequena,
Brota de uma tenra raiz.
Nos cantos antigos anunciada,
Fruto de Jessé prometido.
A rosa, pequena e frágil, abre-se à luz
Com o frio do Inverno
Na escuridão da noite

Rosa, tão pequena,
Enche-nos do doce perfume.
Com o seu brilho claro
Afasta a escuridão.
Verdadeiro homem e verdadeiro Deus,
Auxílio na nossa dor
Que vem para nos libertar
do pecado e da morte

Ó Jesus!
Que a tua ajuda nos acompanhe
Até à sala do banquete
Do Reino do teu Pai,
Onde para sempre te louvaremos
Senhor! É o que te pedimos»


Poema anónimo do século XVI

[OUVIR]