Tuesday, January 29, 2008

Música e os Dez Mandamentos (Post IV)

Adorar a Deus e amá-lo sobre todas as coisas.

ou

Ouvir Mozart e amá-lo sobre todos os outros.

Monday, January 28, 2008

Variações Goldberg



A propósito dos seus 50 anos, a Das Alte Werk está a reeditar alguns CD's que se encontravam fora de catálogo. Entre eles está a lendária gravação das Variações Goldberg por Gustav Leonhardt. Compra obrigatória.

Friday, January 25, 2008

Estreia Absoluta

Das Märchen, de Emmanuel Nunes. Hoje, no Teatro São Carlos.

Thursday, January 24, 2008

Proposta do Dia

Chopin, prelúdio nº6.

Piano - Pollini Imberbe

Tuesday, January 22, 2008

Dar o braço a torcer

Quem por aqui passa sabe que este blog não morre de amores por Chopin. Hoje dá-se o braço a torcer.

Para quem falha o sentido da sua obra, Chopin identifica-se com o compositor dos namorados, dos "bons" momentos, da música acompanhada de um bom charuto ou whisky. Contudo, se é verdade que Chopin ama intensamente, vive no entanto apartado da felicidade. Será, na melhor das hipóteses, o compositor eternamente apaixonado, mas que ama à distância, desgostosamente. O que existe é tão belo mas ao mesmo tempo tão pouco. Chopin é o compositor melancólico por excelência. É por isso que à sua música associamos o Outono, a personagem que vagueia pelos parques cobertos de folhas caídas, que bailam ao sopro de pequenos redemoinhos. É o compositor da vida que acabou e que não se quer recuperar. Recuperá-la seria corromper-se; felizes são os inconscientes da sua tristeza.

Saturday, January 19, 2008

Woody Allen, Philip Glass e nós humanos


Apesar da crítica arrasar com o ultimo filme de Woody Allen, este homem já no fim da vida voltou a surpreender-me no minimalismo repetitivo da sua obra. Costumo dizer que os filmes de Woody Allen são como os concertos de Vivaldi: todos iguais, mas muito bons.

Será por isso que Woody optou pela música repetitiva de Philip Glass? Ou o minimalismo deste compositor serve para acentuar a monotonia desta vida que levamos, num mundo sempre igual, em dias sem novidade, à espera do fim mais democrático que possa existir: a morte inevitável já conhecida?

Tanto em Melinda and Melinda como no mais recente Casandra’s Dream, Allen põe em confronto duas perspectivas de vida: será a vida uma tragédia ou uma comédia?

Em Melinda and Melinda, dois realizadores de cinema colocam esta questão e dividem-se. Para exporem a sua tese, contam a história de Melinda, cena após cena. O primeiro interpreta a história num sentido trágico, o segundo vê comédia em cada cena. Contudo, as duas visões terminam da mesma maneira…

Em Casandra’s Dream, Allen aprofunda esta temática. Trata-se da história de dois irmãos, de família humilde, apesar de terem um tio multimilionário. As vidas de ambos são trágicas, mesmo desesperantes, mas nunca perdem o seu lado cómico.

O lado cómico entrelaça-se com a tragédia da vida. A vida acaba por ser um drama, o drama do homem em busca da sua salvação. Essa busca está patente nos dois irmãos que querem enriquecer a todo o custo. É este o paradigma actual de Salvação, assente em valores materiais: dinheiro; fama; sexo; sucesso. Por isso, a música minimalista assenta bem no filme, pois é uma música que não procura mais que a superficialidade de cada melodia em formas mais que simples.

É interessante ver que sem Deus, acabamos por ficar no “agora”: «só o agora interessa”. É esta máxima que leva os irmãos ao crime. Até porque, como dizia Dostoievski, sem Deus tudo é legítimo.

No entanto, Casandra’s Dream deixa-nos a dúvida de Match Point: será que a nossa natureza pede-nos para viver segundo uma ordem; será possível não ter escrúpulos dos crimes que cometemos, mesmo depois de eliminar Deus? Estará Deus inscrito na nossa natureza?

Trailer
Será a vida só isto?

Monday, January 07, 2008

No final de Janeiro

Sunday, January 06, 2008

Astor Piazzolla



Provavelmente o mais notável compositor de tango do século XX. Apesar de serem muitos os especialistas que dizem que a sua música não é tango verdadeiro, Piazzolla considera que a sua obra é simplesmente "música contemporanea argentina".

Um bom exemplo de um homem que, através da sua arte, exprime o que é na identidade da sua própria cultura.

Dois excertos da Historia do Tango
Café 1930 -(Guitarra e Flauta)
Café 1930 -(Guitarra e acordeão)
Café 1930 - (Guitarra e Violoncelo)

A Oratória de Natal de Bach

Como hoje se celebra a Epifania deixo a para do Weihnachten Oratorio que se dedica ao reconhecimento de Cristo como o sentido da humanidade inteira.